Control - A história de Ian Curtis
Cinema, Filmes e TV

Publicado em 16/09/2013 16:01. Editado em 16/09/2013 16:02.

O filme, todo em preto e branco, com diálogos curtos e trilha sonora impecável, narra a curta vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda britânica Joy Division, conhecida por sucessos como Love Will Tear Us Apart e Transmission.

Sofrendo com ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o sucesso do Joy Divison e dividido entre sua mulher Debbie e sua amante Annick, ele acaba se enforcando na cozinha de sua casa, um dia antes do embarque do Joy Division para a primeira turnê nos Estados Unidos, em 1980, aos 23 anos.

O diretor Anton Corbijn, é fã da banda, e responsável pelas fotos mais famosas do Joy Division, também em preto e branco. Os atores que interpretam os integrantes da banda aprenderam a tocar as músicas do Joy Division. As cenas vistas no filme são com os próprios atores tocando e cantando. A semelhança do ator Sam Riley com Ian é notável.

O longa é baseado no livro Touching From a Distance, uma biografia da própria Deborah Curtis, onde fala sobre a vida com Ian. Debbie co-produziu o filme, o que explica a forte visão feminina presente na narrativa. O filme foi lançado no Festival de Cannes em 2007. Na ocasião, o baterista Stephen Morris falou como se sentiu quando soube que Curtis se enforcara:

"Acho que foi um choque, mas o que eu senti foi muita raiva – raiva por ele ter sido tão estúpido. Quando uma pessoa comete suicídio, deixa um monte de perguntas sem resposta para as pessoas que sobram e as fere muito mais."

O Joy Division foi formado em Manchester, no final dos anos 1970, rodeado de shows de David Bowie, Sex Pistols e Buzzcoks, referências presentes no filme. Com a morte do vocalista, aos 23 anos, a banda deu origem ao New Order.

Controle – A História de Ian Curtis (Control)
Lançamento: 2007 (EUA, Inglaterra)
Direção: Anton Corbijn
Elenco: Sam Riley, Samantha Morton, Craig Parkinson, Joe Anderson.
Duração: 121 min
Gênero: Drama