Anunciado início da obra do trem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos
Notícias

Publicado em 11/09/2013 19:42. Editado em 16/09/2013 17:38.

Na última terça feira, dia 03/09/2013, o governador Geraldo Alckmin anunciou que as obras da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligará a cidade de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começam no próximo dia 16.

"Nós já terminamos o processo licitatório e o contrato já está assinado. Não é uma obra longa, são poucas estações, porque o que nós queremos é chegar rapidamente ao aeroporto", disse Alckmin. O início da construção já havia sido anunciado pelo tucano para março de 2013, o que não ocorreu. A obra está orçada em R$ 2,1 bilhões e deve durar 18 meses, sendo entregue apenas em 2015, após o fim da atual gestão.

A linha será conectada a Estação Engenheiro Goulart, linha 12-Safira da CPTM, na zona leste, e terá uma parada intermediária, Guarulhos-Cecap, antes do aeroporto. A linha terá 11 quilômetros de comprimento e será construída em uma estrutura elevada que cortará o Rio Tietê e as Rodovias Ayrton Senna e Dutra. A linha deverá atender a cerca de 120 mil pessoas por dia útil, muitas delas funcionárias do aeroporto, e contará com bagageiros e serviço de check-in nas estações.

A parada será em frente ao Terminal 4, o menos movimentado do aeroporto e sem ligação com os demais. A GRU Airport, concessionária que administra o local, prometeu construir um sistema de monotrilho para o deslocamento de passageiros entre a estação e todos os terminais.

Fonte: O Estado de S. Paulo